YAMO: a foodtech que traz inovação para a alimentação, com sorvetes plant based, deliciosamente saudáveis

YAMO: a foodtech que traz inovação para a alimentação, com sorvetes plant based, deliciosamente saudáveis

Startup revoluciona mercado de sorvetes com produtos que trazem muito sabor a um estilo de vida saudável

POR YAMO

Com a missão de revolucionar o mercado de sorvetes no Brasil, a Yamo aposta em produtos feitos com ingredientes de sua própria fazenda, localizada no Triângulo Mineiro, que entre os sócios era chamado de “sorvete impossível”. Muito saboroso, com alto valor nutricional, mas sem a adição de gordura, conservantes, açúcar refinado e leite. E com sabores como Chocolate, Paçoca, Frutas Vermelhas, Açaí com Banana, Maracujá, Coco e Abacate.

 

A base do produto é o Inhame, conhecido como um superalimento por suas propriedades nutricionais, do qual é extraído o leite vegetal. A gordura é substituída pelo tahine, à base de gergelim, que também fornece uma dose de proteínas. As frutas, in natura, garantem a doçura, frescor e acidez dos sorvetes.

Inhame — Foto: Divulgação

 

Por que é um sorvete impossível?

O conceito do “sorvete impossível” surgiu depois de muitas pesquisas de mercado e a constatação de que não seria possível criar um sorvete sem leite, sem gordura e sem açúcar refinado ou adoçantes artificiais. A maioria dos produtos que estão disponíveis para os consumidores têm muitos ingredientes artificiais e excesso de açúcar, gordura e conservantes. Com esse novo conceito, a marca tem conquistado muitos consumidores que são apaixonados por sorvetes, mas que buscam um produto mais saudável, sem perder o sabor. Os produtos da Yamo são doces, cremosos e muito saborosos, com receitas desenvolvidas especialmente para quem busca um estilo de vida pautado no equilíbrio e bem-estar.

 

Os sorvetes da Yamo não utilizam ingredientes artificiais, saborizantes e corantes. São plant based, ou seja, produzidos a base de plantas e frutas, sem adição de glúten, lactose ou gorduras saturadas. Por isso, a Yamo brinca que seu produto é para ser consumido “dia sim, dia sim”, já que muitas pessoas restringem o seu consumo de sorvete e evitam dar sorvete aos seus filhos por se sentirem culpadas com a sensação de que é um produto que pode fazer mal à saúde

“A Yamo surge para quebrar padrões no mercado de sorvetes. Reunimos especialistas do setor, nutricionistas e ouvimos a opinião de mais de 250 famílias para chegar na receita ideal, com um produto que consegue ao mesmo tempo ser muito gostoso e saudável. Agora é possível dar sorvete para a família, todo dia, toda hora e em todo lugar”, conta Paula Máximo, uma das fundadoras da marca.

 

Sorvetes Yamo — Foto: Divulgação

 

A primeira startup de sorvetes do Brasil

A Yamo já nasce como uma foodtech, ou seja, uma startup inovadora dedicada a trazer transformações no segmento da alimentação, preenchendo uma das muitas lacunas de mercado não atendidas pelas grandes empresas do setor. Por isso, a operação da Yamo foi projetada para diminuir a distância entre os produtos que vêm do campo ao que está na mesa do consumidor. “Por meio da nossa fazenda própria e de parcerias com pequenos produtores rurais, conseguimos levar sorvetes saudáveis e gostosos para os consumidores, com preço justo e muita qualidade”, ressalta Cairo Carvalho, um dos fundadores e responsável por todo o desenvolvimento do produto.

 

O nome da marca traz duas referências do inglês. Yam, de inhame, e Yummy, de saboroso, para transmitir uma mensagem de sabor, felicidade e bem-estar.

 

Sorvetes Yamo — Foto: Divulgação

 

Expansão nacional

Os produtos da Yamo já estão disponíveis em pontos de venda em Belo Horizonte e São Paulo, onde a empresa montou uma dark kitchen para atender a demanda de entrega via e-commerce e aplicativos de delivery, como o IFood. Em 2021, a empresa pretende se consolidar nas capitais da região Sudeste e nos maiores polos do interior desses estados. Há planos também para expandir a linha de produtos, mantendo o conceito e a qualidade da Yamo, e de transformar a fazenda da empresa, em Uberlândia, em um espaço de experiência de marca, aberto para visitação. “Nossa marca nasce com muito propósito, tanto no produto quanto na experiência do consumidor, que terá um produto de qualidade, farm to table, e com alto valor nutricional”, explica Fabio Neto, fundador e CEO da Yamo.

 

Para consolidar essa expansão, a Yamo acaba de receber um aporte série A, liderado por Ricardo Rocha, empreendedor e investidor em empresas de tecnologia (conhecidas como tech companies), tendo como parte do seu histórico a venda, em 2018, de 03 de suas empresas para o Magazine Luiza. Cia, na qual ocupa o cargo de CEO do Luiza Labs.

 

Sorvetes Yamo — Foto: Divulgação

 

Conheça os fundadores

A Yamo nasceu do sonho de Fabio Neto e Paula Máximo de empreender gerando um impacto importante nas próximas gerações. A ideia começou a ser criada em 2019, quando ambos participaram de uma imersão de inovação no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), região onde estão algumas das empresas mais inovadoras do mundo.

Ao compreender os desafios do futuro da alimentação, em um mundo que pode chegar a 10 bilhões de habitantes em meados de 2050, os empreendedores passaram a pesquisar quais alimentos que consumimos com frequência ainda não tinham substitutos realmente saudáveis e sustentáveis. Inspirados no modelo de empresas como Impossible Food, Finless Food e Beyond Meat, perceberam que o sorvete seria o melhor produto para iniciar a história da Yamo e consolidá-la como uma das principais foodtechs do Brasil.

 

Fabio Neto acumulava mais de 20 anos atuando no varejo, muitos deles como executivo da brMalls, maior empresa de shopping centers da América Latina, onde comandou importantes processos de gestão, inovação, transformação cultural e digital. Já Paula Máximo teve 15 anos de experiência no mercado financeiro, liderando a área comercial de grandes bancos como Banespa, Bank of Boston, Santander, Itaú e Safra. Eles se uniram a Cairo Carvalho, um dos maiores especialistas em sorvetes do Brasil, que há 16 anos comanda a Bonafruta, empresa de sorvetes à base de frutas e ingredientes naturais, que tem mais de 50 lojas no Brasil.

Açaí Yamo — Foto: Divulgação

 

FONTE: G1 (g1.globo.com/mg/)