Tropicool, açaí “born to be global”, quer multiplicar por dez em dois anos

Tropicool, açaí “born to be global”, quer multiplicar por dez em dois anos

Empresa tem pilar de sustentabilidade, sem plásticos, com extração certificada e projeto de replantio que beneficia famílias da Amazônia

Por Bússola

 

Esqueçam o açaí congelado. Para manter o sabor e as propriedades dessa fruta com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias e criar uma estratégia de levar o açaí para todo o mundo, o xeique do Qatar “Moe” Al Thani e seu irmão xeique Ahmed Al Thani se juntaram aos empresários brasileiros Caio Nabuco e Maurício Esteves, pesquisaram como transportar o açaí de forma adequada, conseguiram selos halal, kosher e USDA e já conquistaram quatro países com a marca Tropicool.

A marca surgiu com sócios que se conheceram em Harvard e pretendiam criar um negócio “born to be global”, com base em saudabilidade e sustentabilidade. Todo o conceito foi pensado para levar as superfrutas da Amazônia para o mundo, mantendo o sabor original, não congelado e com conceitos ligados a segurança alimentar. “Investimos no desenvolvimento, contratando uma fábrica no Brasil de embalagem tetrapak, que preserva o açaí orgânico líquido, sem a necessidade de refrigeração. E pensamos em como gerar escala”, diz Maurício Esteves.

A primeira loja foi aberta em Dubai, e, durante a pandemia, ganhou novos formatos — como parcerias para venda dentro de lojas e hotéis (store in store), lojas próprias, franquias – e manteve os quiosques. Agora, com 50 lojas pelo mundo, quer multiplicar por dez o número de pontos de venda e encerrar 2023 com 500 pontos. No Brasil, a expansão segue o modelo store in store, com parcerias em São Paulo e no Rio de Janeiro com o Hotel Emiliano, o Clube Pinheiros e os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, além de cafés, escolas, academias.  Ainda será inaugurada a primeira loja própria no Brasil, no Itaim, em São Paulo. Recentemente, a companhia começou a trabalhar produtos com manga e quer agregar outras frutas nos próximos meses. Para o segundo semestre, a previsão é abrir a primeira loja na Austrália.

Sem mistura

Na Tropicool, o açaí é servido puro, sem leite condensado, como é comum no Brasil. A fruta vem de diferentes produtores, todos certificados. A marca não usa produtos de plástico e todo o material respeita o ciclo de reaproveitamento.

No final de junho, “Moe” Al Thani veio ao Brasil para acompanhar o replantio de 1.500 mudas nativas e frutíferas da Amazônia, no município de Mâncio Lima, no Vale do Juruá, no Acre. A ação, intitulada “Faça Florescer Floresta”, é uma parceria com a ONG SOS Amazônia, que planta uma árvore a cada dez litros de açaí comercializados. Desta vez, foram restaurados 1,5 hectares de terra e beneficiadas três famílias locais. “O açaí, a manga e outras frutas tropicais encontradas com facilidade na Amazônia são consideradas superfrutas por suas propriedades nutritivas. Esse programa é apenas uma retribuição à Amazônia, não apenas pelas frutas, mas por sua riqueza natural e importância para a humanidade”, afirma Nabuco, um dos sócios da Tropicool.

FONTE: exame.com/bussola