SENAI E SINDSORVETE-MG VÃO ABRIR “ESCOLA” DE SORVETES PARA ATENDER A INDÚSTRIA

Com recordes de temperatura em Minas Gerais, a recém-chegada primavera deve aquecer não só os dias, mas as vendas de um dos produtos mais desejados quando o calor não dá trégua: os sorvetes.  Neste 23 de setembro, Dia Nacional do Sorvete, a indústria do sorvete e os consumidores têm mais motivos para comemorar a data, já que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Sindicato Intermunicipal da Indústria de Sorvetes de Minas Gerais (SindSorvete-MG), com o apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais, devem inaugurar, ainda neste ano, um ambiente específico para a profissionalização da mão de obra do setor e também para a prática de novas técnicas.

Segundo a vice-presidente do SindSorvete-MG, Elizabeth Teixeira, o objetivo do novo espaço é “criar oportunidades para novos empresários e mão de obra qualificada para o setor”, de forma a preparar as pessoas que irão atuar junto às sorveterias. De acordo com o diretor da unidade Senai Américo Renê Giannetti, Gerson Gonçalves, o novo espaço, que já está em fase final de preparação, tem a ideia de ampliar o atendimento já realizado pelo Senai e oferecer uma estrutura em que seja possível passar por todas as técnicas de produção do sorvete: desde a separação de insumo e o manuseio até o sorvete que é consumido.

Ainda de acordo com Gerson Gonçalves, serão ofertados cursos de iniciação na área, que serão abertos e vendidos para a comunidade em geral, e modalidade específica para a especialização e aperfeiçoamento da mão de obra que já trabalha na área. Vale ressaltar que os cursos terão parte teórica on-line para incentivar que indústrias fora do Colar Metropolitano de Belo Horizonte também tenham acesso, promovendo a parte prática em momentos distintos para facilitar a logística. “O nosso objetivo é levar algo diferente no sentido de modernizar os processos e mostrar recursos tecnológicos que impactam em uma qualidade melhor para o sorvete. Além disso, queremos mostrar a diversidade de sabores existentes. Esses são diferenciais que vão agregar ao segmento”, explica Gonçalves.

Panorama do setor de sorvetes

Na data em que o sorvete é lembrado, a vice-presidente do SindSorvete-MG avalia que, apesar do cenário econômico e de fornecimento de mercadorias serem complexos, as esperanças para o setor são positivas. “Eu costumo falar que todo sorveteiro tem uma visão muito otimista, até pela característica do produto. E estamos com boas expectativas, porque o nosso segmento ainda é muito ligado à temperatura”, afirma Elizabeth Teixeira. Com as altas temperaturas, Elizabeth espera, ainda, que essa seja uma alavanca para as vendas. No entanto, conforme afirma, muitos empresários adotaram durante o último inverno cardápios mais atrativos. Como principais saídas para manter as vendas, estavam os acréscimos de caldas quentes, os sorvetes assados, além de sabores mais interessantes, como o de pé de moleque, que remete às comemorações de festa junina da época.

FONTE: diariodocomercio.com.br