Nestlé preocupada com o portfólio de alimentos e bebidas

06.04.2021 | Por Josh Sosland

VEVEY, SUÍÇA – Numerosos passos estratégicos da Nestlé SA nos últimos anos se concentraram em expandir a presença da empresa em produtos de saúde nutricional enquanto reduzia o número de linhas de produtos que vende que não seriam categorizadas como “melhores para você”.

Apesar das aquisições e desinvestimentos para esses objetivos avaliados em dezenas de bilhões de dólares, os executivos da Nestlé estão reconhecendo que a maioria de seus alimentos e bebidas ainda não atendem aos padrões reconhecidos para alimentos saudáveis, de acordo com um artigo publicado pelo The Financial Times . Em resposta ao artigo, a Nestlé disse à publicação que estava atualizando sua estratégia de nutrição e saúde.

“Uma apresentação que circulou entre os principais executivos este ano, vista pelo Financial Times , diz que apenas 37% das receitas de alimentos e bebidas da Nestlé, excluindo produtos como ração para animais de estimação e nutrição médica especializada, alcançam uma classificação acima de 3,5 no sistema de classificação de estrelas de saúde da Austrália ”, Disse o Times . “Este sistema classifica alimentos em cinco estrelas e é usado em pesquisas por grupos internacionais, como a Access to Nutrition Foundation.”

Somente para bebidas (excluindo café puro), o The Times disse que menos de 5% dos produtos da Nestlé atingiram o nível de 3,5 estrelas e, no caso de confeitos e sorvetes, apenas 1%. Outras bandeiras vermelhas que o The Times disse que foram destacadas na apresentação da Nestlé incluíram os altos níveis de sódio em uma variedade de pizza DiGiorno e Hot Pockets, 40% e 48% das doses diárias recomendadas, respectivamente.

Outro sistema europeu, o Nutri-Score, classifica os produtos alimentícios de A a E com um A (verde) para produtos saudáveis​​que são recomendados e um E (vermelho) para produtos a serem evitados. Usando essa medida, a apresentação da Nestlé fez uma pergunta dura sobre a bebida de laranja San Pellegrino da empresa, de acordo com o The Times – “Será que uma marca voltada para a saúde deve ter uma classificação E?

Na medida em que a Nestlé, a maior empresa de alimentos do mundo, está tentando descartar produtos com classificação E, medidas foram tomadas nos últimos anos. Em 2018, o Grupo Ferrero adquiriu o negócio de confeitaria da Nestlé nos Estados Unidos por cerca de US $ 2,8 bilhões. Em 2020, a Nestlé vendeu seu negócio de sorvetes nos Estados Unidos para a Froneri por US $ 4 bilhões (embora essa mudança não tenha sido uma saída completa para a Nestlé, já que ela é sócia da Froneri, uma joint venture com a PAI Partners).

No lado voltado para a saúde, a Nestlé adquiriu a Wyeth Nutrition em 2012 por US $ 11,9 bilhões e em 2013 adquiriu a Pamlab, uma empresa focada em nutrição médica. A Skincare tem sido o foco de aquisições nos anos mais recentes. Em alimentos e bebidas, os investimentos recentes incluem o café Chameleon Cold-Brew, o Blue Bottle Coffee, o Sweet Earth e o Freshly.

Entre suas linhas de produtos geralmente não caracterizadas como “melhores para você”, a Chef America, fabricante de Hot Pockets, foi adquirida em 2002, por US $ 2,6 bilhões, e o negócio de pizza congelada Kraft Foods em 2010 por US $ 3,7 bilhões.

Certos segmentos do portfólio da Nestlé tiveram pontuação bastante alta.

“Água e laticínios tiveram uma pontuação melhor, com 82% das águas e 60% dos laticínios atingindo o limite”, disse o The Times .

“Fizemos melhorias significativas em nossos produtos … (mas) nosso portfólio ainda apresenta desempenho inferior em relação às definições externas de saúde em um cenário onde a pressão regulatória e as demandas dos consumidores estão disparando”, disse a apresentação.

Os dados excluem fórmulas para bebês, rações para animais de estimação, café e a divisão de ciências da saúde, que fabrica alimentos para pessoas com condições médicas específicas. Isso significa que os dados representam cerca de metade das receitas anuais totais de 92,6 bilhões de francos suíços (£ 72,7 bilhões) da Nestlé. ”

Outras marcas da Nestlé incluem Stouffer’s, Maggi, Buitoni, Lean Cuisine, Häagen-Dazs, Dreyer’s, KitKat, Toll House, Carnation e Coffee-mate.

Em resposta a perguntas do Food Business News , um porta-voz da Nestlé disse: “A Nestlé está trabalhando em um projeto em toda a empresa para atualizar sua estratégia pioneira de nutrição e saúde. Estamos examinando todo o nosso portfólio nas diferentes fases da vida das pessoas para garantir que nossos produtos estejam ajudando a atender às suas necessidades nutricionais e apoiando uma dieta balanceada. O trabalho de atualização de nossa estratégia de nutrição e compromissos futuros começou em janeiro de 2021. A Nestlé compartilhará o resultado desse trabalho sobre compromissos externos no início do próximo ano. ”

A empresa tem trabalhado para melhorar a pegada nutricional de seus produtos, segundo o porta-voz. Por exemplo, açúcares e sódio foram reduzidos de 14% a 15% em produtos que ainda não estavam de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

“Nos últimos anos, lançamos milhares de produtos para crianças e famílias que atendem a padrões de nutrição externos”, disse o porta-voz. “Também distribuímos bilhões de doses de micronutrientes por meio de nossos produtos nutritivos e acessíveis. Acrescentamos ao nosso portfólio Nestlé Health Science e lançamos uma ampla gama de alimentos e bebidas à base de plantas que estão sendo bem-vindos pelos consumidores e impulsionando um forte crescimento.

“À medida que consideramos nossa estratégia nutricional futura, estamos primeiro nos concentrando em avaliar a parte de nosso portfólio de alimentos e bebidas que pode ser medida em relação a sistemas externos de perfis de nutrição. A análise do portfólio cobre apenas cerca de metade das nossas vendas, uma vez que não foram incluídos nutrição infantil, nutrição especializada, ração para animais de estimação e café. Portanto, olhando para nosso portfólio como um todo, menos de 30% não atenderiam aos rígidos padrões externos de “salubridade”, principalmente representando produtos indulgentes, como chocolate e sorvete.

“Acreditamos que uma alimentação saudável significa encontrar um equilíbrio entre bem-estar e prazer. Isso inclui ter algum espaço para alimentos indulgentes, consumidos com moderação.”

FONTE: Foodbusinessnews