guia da cidade

Gastronomia, cultura e entretenimento para todos os gostos.

CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE

Impossível passear por Belo Horizonte e não conhecer o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Um belo local para aprender um pouco sobre a história da capital de Minas. Imagem: Rodrigo Azevedo.

CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA

Local ideal para passear, a Pampulha é um lugar único, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é formado por obras de Oscar Niemeyer, construído entre 1942 e 1944, a pedido do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek.

DIAMOND MALL

Localizado no bairro Lourdes, o DiamondMall possui mais de 150 lojas, dentre elas, restaurantes, cinemas e livrarias. Uma das atrações do shopping é a exclusiva Praça do Mercado, com verduras, legumes e frutas. Seis salas de cinemas, academia e praça de alimentação também são alguns dos atrativos do shopping. Além disso, o local oferece fraldário e serviço de locação de carrinhos para bebês.

ENTORNO DE BELO HORIZONTE

Cidades históricas, museus e diversas opções próximas à capital mineira para curtir ainda mais sua estadia na cidade. Imagem: Acervo Belotur.

FEIRA DE ARTE E ARTESANATO DA AFONSO PENA

A maior feira a céu aberto da América Latina desperta a atenção de visitantes e turistas pela riqueza e diversidade dos trabalhos expostos. Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, teve início em 1969, na Praça da Liberdade. Em 1991, a feira extrapolou os limites da praça e foi transferida para a Av. Afonso Pena. Hoje são cerca de 2 mil expositores, divididos em 12 setores. Imagem: Acervo PBH.

INSTITUTO INHOTIM

Um museu a céu aberto, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes.

MUSEU DA MODA DE BELO HORIZONTE

O Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO, o primeiro museu público destinado à atividade no Brasil, iniciativa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura – FMC

MERCADO CENTRAL

Localizado no Centro de Belo Horizonte, o Mercado Central reúne aproximadamente 400 lojas. Inaugurado em 1929, o tradicional ponto turístico oferece uma variedade de produtos como hortifrutigranjeiros de ótima qualidade, laticínios e doces mineiros, artesanato regional, ervas e raízes medicinais, além de uma gama de serviços. Imagem: Acervo Belotur.

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS

O Museu de Artes e Ofícios conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. São 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos.

PARQUES MUNICIPAIS

Belo Horizonte possui 69 Parques Municipais, em todas as regiões da cidade, que proporcionam à população passeios agradáveis e em meio à natureza. Imagem: Acervo PBH.

PRAÇA DA ESTAÇÃO

As construções da década de 1920 constituem um dos principais acervos do estilo neoclássico em Belo Horizonte. A Praça Rui Barbosa, conhecida como Praça da Estação, teve sua origem ligada à construção da cidade. Imagem: Acervo Belotur.

PÁTIO SAVASSI

O shopping Pátio Savassi é definido como um lifestyle center. Seu projeto integra lojas, restaurantes, cafés e espaços de entretenimento, com ruas e praças, cada qual merecendo um tratamento arquitetônico diferenciado. Uma das principais atrações do shopping são as 8 salas de cinema pertencentes a rede Cinemark.

AEROPORTO
(CONFINS)

3689-2700

CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE

3490-2000

BH TRANS

156

BOMBEIROS

193

CORREIOS

159 ou 0800 570 0100

DETRAN-MG

0800 940 2000

POLÍCIA CIVIL

197

POLÍCIA CIVIL

0300 780300

POLÍCIA MILITAR

190

PROCON

1512

RODOVIÁRIA

3271-3000

SAMU (PRONTO-ATENDIMENTO)

192