Gelato cresce globalmente, apesar da pandemia

GIRO DE NOTÍCIAS

A Ásia e a América do Norte são as novas fronteiras do gelato artesanal, segundo o Observatório dirigido pela SIGEP (Italian Exhibition Group’s International expo of Artisan Gelato, Pastry and Bakery e o mundo do café). O grupo disse que a exportação de ingredientes e produtos semiacabados para a China e Sudeste Asiático está se expandindo e também está crescendo no Oriente Médio. Em 2019, a exportação de ingredientes para gelato artesanal aumentou 6% em relação ao período de quatro anos anterior, disse a SIGEP.

Roberto Leardini, presidente do Gruppo Prodotti per Gelato da Unione Italiana Food disse: “gelato é ‘meteoropático’, segue bom tempo em todas as latitudes, esse é o motivo do importante crescimento que tivemos no Oriente Médio; uma tendência que começou antes da pandemia. A China e o Sudeste Asiático são mercados nascentes, de onde chegam sinais de interesse, e com um enorme potencial, apesar de o número de gelatarias ainda ser muito reduzido.

“Os EUA e a Europa mostram sinais de vitalidade. O mercado europeu responde por um total de aproximadamente 60% de nossos números de produção. Gostaria de referir que Espanha é o terceiro mercado europeu, a seguir à Alemanha, para o gelato artesanal, cujo potencial está ligado à economia do turismo. A Polônia também é interessante. O que falta agora é uma promoção bem organizada e apoiada, partindo da Agência Italiana de Comércio do ITA e chegando às empresas, passando pelas Câmaras de Comércio”, disse. Entre maquinário de produção, balcões refrigerados e vitrines, 75% da tecnologia profissional fabricada na Itália para gelatarias deixa o país, e a SIGEP disse que 2021 mostrou sinais positivos da Alemanha e da Coreia do Sul.

Marco Cavedagni, presidente da ACOMAG, a associação que reúne os fabricantes italianos de máquinas para gelatarias, disse: “na Itália, nosso setor ganhou um impulso com os incentivos à Indústria 4.0, mas estamos saindo de um período em que, entre 2019 e 2020, em média, perdemos entre 30 e 35% da produção. O sentimento para o primeiro semestre de 2021 é positivo, esperamos um salto de dois dígitos, com a Alemanha sendo muito dinâmica.”

Achille Sassoli de Bianchi, diretor de desenvolvimento de mercado da empresa italiana Carpigiani SpA, acrescentou: “No ano de 2020/2021 a exportação de máquinas atingiu 90% do valor de nossa produção. Os países estrangeiros onde estamos alcançando os melhores resultados são Coreia do Sul, EUA e Reino Unido. A Itália também está passando por uma temporada particularmente positiva.” Outra medida da taxa de internacionalização do sorvete artesanal é a conversão de inscrições para cursos de formação profissional especializada em abertura de novos pontos de venda. Isso é monitorado por Carpigiani para sua Universidade Gelato.

Kaori Ito, diretor da Carpigiani Gelato University, disse: “No ano letivo de 2018/19 registramos 6.000 matrículas nos cursos em nossos 20 campi em todo o mundo, 2.500 dos quais em Bolonha. Destes, 12%, ou seja, aproximadamente 300, responderam à nossa pergunta de pesquisa “Onde você está agora?” confirmando que eles abriram um ponto de venda. Para o ano letivo de 2020/21, contabilizamos as inscrições para os cursos online propostos pelo campus de Bolonha porque o dado agregado dos outros campi entre fechamentos e reaberturas devido à pandemia ainda não está completo. Dos 1.350 que se inscreveram para os cursos online entre 1º de setembro de 2020 e 17 de junho de 2021 e aqueles para os cursos “presenciais” que começaram novamente em junho. É possível obsrvar que, embora o Reino Unido, os EUA e o Canadá continuem no top dez, definitivamente há um salto na Índia, Turquia e Malásia.

As razões para este salto estão no custo acessível dos cursos online, na grande oferta de cursos em inglês, na superação da dificuldade de obtenção de visto para entrar na Itália ou mesmo no simples pagamento de despesas de viagem. Antônio Verga Falzacappa, fundador do Sistema Gelato, que apoia os grandes players da cadeia de gelados artesanais nos processos de capitalização e internacionalização — com mais de 600 pontos de venda em 30 nações, disse: “de um monitoramento realizado no Top International Gelato Rede de cadeias, nos últimos 18 meses houve um aumento de 6%, equivalente a 36 unidades a nível mundial. Se tivermos em mente que esses investimentos, entre aberturas diretas e franquias, são planejados com pelo menos um ano de antecedência, pode-se concluir que, se a pandemia não tivesse ocorrido, o crescimento do setor sem dúvida teria sido ainda maior.”

“Digno de nota é o dinamismo de marcas como a americana (mas com sólidas raízes italianas) Gelato Go e as italianas Venchi e La Romana, que crescem respectivamente no Extremo Oriente e no Médio Oriente. Por último, há o caso da espanhola Borgonesse, que tem cerca de dez pontos de venda entre Madrid e Andaluzia, com um forte cunho gerencial, e que pretende diferenciar a sua presença para além das fronteiras nacionais. Estes são sinais importantes para os produtos de fabricação italiana porque, de acordo com as estimativas, para cada ponto de venda aberto no exterior, ao longo de um período de dez anos, há um efeito de arrastamento de mais de € 500.000 (US$ 593.370) em máquinas, vitrines, equipamentos e ingredientes para nossas cadeias de produção. ”

A 43ª edição da feira SIGEP será realizada no centro de exposições Rimini, na Itália, de 22 a 26 de janeiro de 2022.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

FONTE: www.milkpoint.com.br