AÇÚCARES RAROS AGUARDAM POSSÍVEL ISENÇÃO DE ROTULAGEM

Por Jeff Gelski

KANSAS CITY – As empresas de alimentos cada vez mais recorrem à alulose em seus esforços de redução do açúcar desde que a Food and Drug Administration dos EUA em 2019 isentou o açúcar “raro” de ser incluído como carboidrato, açúcar ou açúcar adicionado no rótulo de informações nutricionais. Outros açúcares não tradicionais poderiam se juntar à alulose para receber a isenção, mas em alguns casos podem ser necessários anos de pesquisa.  O FDA em outubro de 2020 pediu comentários sobre os açúcares que são metabolizados de forma diferente dos açúcares convencionais, atraindo o interesse da indústria. Tanto a General Mills, Inc., Minneapolis, quanto a Hershey Co., Hershey, Pa., Comentaram.

Os açúcares tradicionais causam um aumento nos níveis de glicose e insulina no sangue, de acordo com o FDA. Eles têm 4 calorias por grama e estão associados à cárie dentária. Alguns açúcares, entretanto, são metabolizados de maneira diferente e não têm os mesmos efeitos no corpo que os açúcares tradicionais. Os açúcares não tradicionais incluem açúcares “raros”, assim chamados porque são encontrados na natureza em pequenas quantidades. “Devido às suas propriedades únicas, os açúcares raros oferecem benefícios potenciais à saúde como parte de um padrão geral de dieta saudável, incluindo taxa de absorção intestinal mais lenta, contribuição calórica mais baixa, resposta glicêmica melhorada, função prebiótica e menor risco de cárie dentária”, disse Wendelyn Jones, PhD, diretor executivo do Instituto para o Avanço das Ciências da Alimentação e Nutrição, uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington. No entanto, a literatura científica não contém uma publicação que destaque os benefícios fisiológicos potenciais e descreva as propriedades únicas de vários açúcares raros em um único documento.

A pesquisa financiada pelo IAFNS foi liderada por John L. Sievenpiper, MD, PhD, professor associado do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade de Toronto, e colegas da universidade. Foi publicado em 2 de agosto na Nutrition Reviews. Dados os enormes custos de realização de grandes ensaios clínicos randomizados, o financiamento precisaria ser multissetorial, concluiu a equipe do Dr. Sievenpiper. Agências de financiamento governamentais, associações de saúde como a American Heart Association e a indústria que produz e comercializa os adoçantes devem se engajar, de acordo com os pesquisadores. A duração dos estudos e o número de participantes neles dependeria dos resultados primários de interesse, de acordo com os pesquisadores. Os ensaios com o objetivo de encontrar diferenças nos resultados intermediários de longo prazo, como peso corporal, colesterol, pressão arterial e controle glicêmico, exigiriam mais de 100 participantes durante 3 a 12 meses. A avaliação das diferenças nos resultados de importância clínica e de saúde pública, como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e morte, exigiria ensaios randomizados envolvendo milhares de participantes ao longo de 3 a 10 anos.

As evidências até agora

Depois de se concentrar em 50 estudos, os pesquisadores listaram os pontos fortes e as desvantagens de cinco açúcares raros selecionados. “Alulose e isomaltulose têm a maior evidência de ensaios clínicos randomizados para apoiar seus benefícios em comparação com vários outros açúcares raros”, disse o Dr. Sievenpiper. “A alulose, com quase nenhum conteúdo calórico, demonstrou reduzir a resposta glicêmica pós-prandial a outros carboidratos co-ingeridos e contribui para a perda de peso. Embora a isomaltulose, também conhecida como palatinose, tenha o mesmo conteúdo calórico do açúcar, demonstrou ter um índice glicêmico baixo e melhorar a resistência à insulina, com possíveis benefícios para indivíduos com diabetes tipo 2. ”

Embora a L-arabinose tenha demonstrado reduzir a absorção de glicose em estudos com roedores, estudos em humanos serão necessários para entender melhor os efeitos de longo prazo do consumo de L-arabinose nos desfechos cardiometabólicos. A D-tagatose mostra-se promissora como um adoçante alternativo, especialmente em indivíduos com diabetes tipo 2. Trehalose tem menos ensaios clínicos em comparação com outros açúcares raros e precisa de mais estudos clínicos e mecanísticos de longo prazo.

General Mills lista seus critérios

A General Mills em seus comentários aos ingredientes propostos pela FDA devem ser definidos como carboidratos raros quando atendem aos seguintes critérios: quimicamente um açúcar, significando monossacarídeos e dissacarídeos e excluindo fibras ou carboidratos com três ou mais unidades monoméricas; menos de 4 calorias por grama; baixo potencial cariogênico com base em um pH inferior a 5,7 de placa dentária; e provoca uma resposta glicêmica ou insulinêmica mais baixa em comparação com os açúcares tradicionais. Beneo, Inc., Parsippany, NJ, fez comentários ao FDA sobre sua marca Palatinose de isomaltulose. A liberação lenta de glicose da Palatinose fornece energia sustentada e equilibrada, evitando o pico e a queda do açúcar típico, disse Kyle Krause, gerente de produto, fibras funcionais e carboidratos da América do Norte para Beneo. Com um índice glicêmico baixo de 32, a Palatinose mantém os níveis de insulina baixos.

“O efeito benéfico da Palatinose nos níveis de glicose no sangue e sua resposta à insulina correspondente foram demonstrados em vários estudos clínicos em humanos e em todos os grupos de pessoas, incluindo aqueles que são saudáveis, pessoas com diabetes, durante a gravidez e aqueles que têm peso normal ou estão acima do peso ”, disse Krause.

A palatinose demonstrou substituir grama por grama de sacarose em lanches, alimentos assados ​​e outros alimentos à base de grãos, disse ele. No chocolate, contribui para uma resposta mais baixa da glicose no sangue, ao mesmo tempo que apóia a energia sustentada e é amigo dos dentes.

Alulose em novos produtos

A Hershey Co. em seus comentários ao FDA citou dados da Innova Market Insights, Arnhem, Holanda, mostrando como o uso de alulose aumentou desde sua isenção. Enquanto 20 novos produtos nos Estados Unidos continham alulose no primeiro semestre de 2019, 54 continham o adoçante no segundo semestre de 2019. Esses números cresceram para 86 no primeiro semestre de 2020 e 107 no segundo semestre. “Instamos o FDA a aproveitar essa experiência e continuar a expandir as oportunidades de redução de açúcares adicionados, abordando a rotulagem de açúcares não tradicionais de forma mais ampla, como uma categoria”, disse a Hershey Co..

Além da alulose, outros açúcares não tradicionais que o FDA poderia explorar são a tagatose; isomaltulose; os monossacarídeos sorbose, ribose, alose e L-arabinose; e os dissacarídeos trealose e kojibiose, de acordo com a Hershey Co. A empresa fez parceria com o ASR Group, West Palm Beach, Flórida, para co-liderar um investimento de capital na Bonumose, Inc., Abemarle County, Va., que está envolvida em açúcares raros, como alulose e tagatose. As principais categorias para inovação de novos produtos com alulose são adoçantes de mesa, sobremesas congeladas (lácteos e não lácteos), suplementos dietéticos, itens de confeitaria e lanches, disse Christina Coles, gerente de marketing associado sênior, redução de açúcar e adoçantes especiais, para Ingredion, Inc., Westchester, Ill.

“A alulose normalmente não é usada sozinha para substituir todo o conteúdo de açúcar em um produto com açúcar integral”, disse Didem Icoz, gerente sênior de redução de açúcar e adoçantes especiais da Ingredion. “Ao usar soluções adicionais de redução de açúcar, ou uma quantidade menor de açúcar além da alulose, leve em consideração todos os ingredientes de uma fórmula ao determinar as vantagens potenciais ou percebidas para a saúde.” A Tate & Lyle, PLC, de Londres, citou dados da Mintel que mostram que o ano de 2020 teve três vezes o número de lançamentos de produtos com alulose quando comparado a 2019. “As aplicações populares para a alulose são as categorias de barra nutricional, sorvete e padaria”, disse Abigail Storms, chefe de adoçantes globais da Tate & Lyle. “À medida que mais marcas continuam a inovar em produtos saudáveis ​​e saborosos, prevemos que os lançamentos de novos produtos abrangerão ocasiões de alimentação, como café da manhã e lanches.”

Na categoria de panificação, surge o desafio de reduzir o açúcar, as calorias e os carboidratos para melhorar o perfil nutricional enquanto mantém o volume e a textura, disse ela. “Quando usado em produtos de panificação nas taxas de inclusão GRAS (Generally Recognized As Safe), os formuladores podem alcançar uma redução significativa de açúcar e calorias e atender às expectativas de sabor dos consumidores”, disse ela. “Allulose também funciona bem em combinação com outras ferramentas de redução de açúcar, como fibra de milho solúvel e adoçantes de estévia. O uso de alulose em combinação com outros adoçantes pode ajudar os formuladores a alcançar uma redução mais profunda do açúcar e pode fazer alimentos à base de grãos de excelente sabor com açúcar e carboidratos líquidos significativamente reduzidos ”. No chocolate, os desenvolvedores podem incorporar até 25% de alulose para obter uma redução significativa de açúcar e calorias. “Ele pode ser combinado com outros ingredientes de baixa ou nenhuma caloria, como fibra de milho solúvel e adoçantes de estévia para fazer doces deliciosos e indulgentes de chocolate com baixo teor de açúcar e calorias”, disse Storms.

FONTE: foodbusinessnews.net